quinta-feira, 2 de junho de 2011

Transporte de Petroleo e Seus derivados


O QUE É O PETRÓLEO ?

O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro.

Embora objeto de muitas discussões no passado, hoje tem-se como certa a sua origem orgânica, sendo uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio.

Admite-se que esta origem esteja ligada à decomposição dos seres que compõem o plâncton - organismos em suspensão nas águas doces ou salgadas tais como protozoários, celenterados e outros - causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias.

Estes seres decompostos foram, ao longo de milhões de anos, se acumulando no fundo dos mares e dos lagos, sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre e transformaram-se na substância oleosa que é o petróleo.Ao contrário do que se pensa, o petróleo não permanece na rocha que foi gerado - a rocha matriz - mas desloca-se até encontrar um terreno apropriado para se concentrar.
Estes terrenos são denominados bacias sedimentares, formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários. O petróleo aloja-se ali, ocupando os poros rochosos como forma "lagos". Ele acumula-se, formando jazidas. Ali são encontrados o gás natural, na parte mais alta, e petróleo e água nas mais baixas.

A EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO

A reconstrução da história geológica de uma área, através da observação de rochas e formações rochosas, determina a probabilidade da ocorrência de rochas reservatório.

A utilização de medições gravimétricas, magnéticas e sísmicas, permitem o mapeamento das estruturas rochosas e composições do subsolo. A definição do local com maior probabilidade de um acúmulo de óleo e gás é baseada na sinergia entre a Geologia, a Geofísica e a Geoquímica, destacando-se a área de Geo-Engenharia de Reservatórios.

O TRANSPORTE DE PETRÓLEO


Pelo fato dos campos petrolíferos não serem localizados, necessariamente, próximos dos terminais e refinarias de óleo e gás, é necessário o transporte da produção através de embarcações, caminhões, vagões, ou tubulações (oleodutos e gasodutos).


O REFINO DE PETRÓLEO
Apesar da separação da água, óleo, gás e sólidos produzidos, ocorrer em estações ou na própria unidade de produção, é necessário o processamento e refino da mistura de hidrocarbonetos proveniente da rocha reservatório, para a obtenção dos componentes que serão utilizados nas mais diversas aplicações (combustíveis, lubrificantes, plásticos, fertilizantes, medicamentos, tintas, tecidos, etc..).

As técnicas mais utilizadas de refino são:
I) destilação,
II) craqueamento térmico,
III) alquilação e
IV) craqueamento catalítico.

A DISTRIBUIÇÃO DO PETRÓLEO
Os produtos finais das estações e refinarias (gás natural, gás residual, GLP, gasolina, nafta, querosene, lubrificantes, resíduos pesados e outros destilados) são comercializados com as distribuidoras, que se incumbirão de oferecê-los, na sua forma original ou aditivada, ao consumidor final.

Fonte: Apostilas PETROBRAS


A LEI DO PETRÓLEO
Em novembro de 1995 a Emenda Constitucional No 9 mudou o setor petrolífero brasileiro, permitindo que atividades, até então sob o monopólio da União, pudessem ser exercidas por outras empresas, além da Petrobras. Essa flexibilização começou a ser regulamentada pela Lei 9.478, conhecida como Lei do Petróleo. A partir de então, qualquer empresa, independentemente da origem de seu capital, pode realizar atividades de exploração, produção, transporte, refino, importação e exportação do petróleo.

A Lei 9.478 estabeleceu, ainda, que a Petrobras: permanecerá sob o controle acionário da União e vinculada ao Ministério das Minas e Energia; poderá criar subsidiárias ou se associar a outras empresas nacionais e estrangeiras, majoritária ou minoritariamente, para exercer suas atividades dentro e fora do país; deverá constituir subsidiária para operar e construir dutos, terminais marítimos e embarcações para transporte de petróleo, seus derivados e gás natural.
O TRANSPORTE DE PETRÓLEO , DERIVADOS E GÁS NATURAL

No segmento de transporte, a Lei 9.478 estabelece que qualquer empresa (ou consórcio de empresas), constituída sob as leis brasileiras, com sede e administração no País, pode receber autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para construir instalações e efetuar qualquer modalidade de transporte de petróleo, seus derivados, gás natural, seja para suprimento interno ou para importação e exportação. Em 1998, em cumprimento a artigo específico da Lei do Petróleo, a Petrobras criou a Petrobras Transporte S.A. – Transpetro.

As atividades previstas para esta subisidiária incluem o transporte e armazenamento de granéis, petróleo, derivados e gás por meio de dutos, terminais ou embarcações próprias ou de terceiros; o transporte de sinais, dados, voz e imagem associados às suas atividades; e a construção e operação de novos dutos, terminais e embarcações.


OS PRINCIPAIS DERIVADOS DE PETRÓLEO E SUA UTILIZAÇÃO SÃO:

Gás ácido - Produção de enxofre
Eteno - Petroquímica
Dióxido de carbono - Fluido refrigerante
Propanos especiais - Fluido refrigerante
Propeno - Petroquímica
Butanos especiais - Propelentes
Gás liqüefeito de Petróleo – Combustível doméstico
Gasolinas - Combustível automotivo
Naftas - Solventes
Naftas para petroquímica - Petroquímica
Aguarrás mineral - Solventes
Solventes de borracha - Solventes
Hexano comercial - Petroquímica, extração de óleos
Solventes diversos - Solventes
Benzeno - Petroquímica
Tolueno - Petroquímica, solventes
Xilenos - Petroquímica, solventes
Querosene de iluminação - Iluminação e combustível doméstico
Querosene de aviação - Combustível para aviões
Óleo diesel - Combustível para ônibus, caminhões, etc.
Lubrificantes básicos - Lubrificantes de máquinas e motores em geral
Parafinas - Fabricação de velas, indústria de alimentos
Óleos combustíveis - Combustíveis industriais
Resíduo aromático - Produção de negro de fumo
Extrato aromático - Óleo extensor de borracha e plastificante
Óleos especiais - Usos variados
Asfaltos - Pavimentação
Coque - Indústria de produção de alumínio
Enxofre - Produção de ácido sulfúrico
n- Parafinas - Produção de detergentes biodegradáveis

TRANSPORTE
Os dutos são um dos principais meios de transporte utilizado na industria petrolífera. Os dutos são
classificados em oleodutos ( transporte de líquidos) , gasodutos ( transporte de gases) , terrestres (construídos em terra) ou subm arinos ( construídos no fundo do m ar) . Outras m odalidades de transporte, com o o rodoviário e o ferroviário, são ocasionalm ente em pregados para a transferência de Petróleo e derivados.
A PETROBRÁS dispõe de navios especializados para o transporte de Petróleo, derivados e álcool, assim com o de navios m ínero- petroleiros ( que levam m inério e trazem Petróleo) e outros destinados ao transporte de produtos quím icos. A capacidade própria de transporte é complementada com navios fretados de terceiros, m ediante o pagam ento de um aluguel ou frete por carga transportada.

As operações de carga e descarga dos navios são feitas em term inais m arítim os, que dispõem de facilidades para atracação e sistem as de tubulações e bom bas para a transferência da carga transportada, bem com o de tanques para seu arm azenam ento.

A PETROBRÁS possui terminais para Petróleo, derivados e álcool, cuj as sedes estão localizadas nas cidades de São Francisco do Sul ( SC) , São Paulo ( SP) , Duque de Caxias ( RJ) , I poj uca ( PE) e na Ilha de Madre de Deus ( BA) .
Nas operações de cabotagem, os navios também descarregam nos portos que possuem instalações
especializadas para este fim.
Dos cam pos de produção terrestres e m arítim os o Petróleo é transportado por oleodutos para as refinarias. Quando importado, ele é descarregado nos terminais marítim os e transferido para as refinarias, tam bém através de oleodutos. Depois de processado nas refinarias, seus derivados são transportados para os grandes centros consum idores e para os term inais m arítim os, onde são embarcados para distribuição em todo o País. O Gás natural, por sua vez, é transferido dos campos de produção para as plantas de gasolina natural, de onde, depois de processado para a retirada das frações pesadas, é enviado aos grandes consum idores industriais e à rede de distribuição domiciliar. A PETROBRÁS dispõe de extensa rede de oleodutos e gasodutos que interligam campos petrolíferos, terminais marítimos e terrestres, bases de distribuição, fábricas e aeroportos.
Os oleodutos e gasodutos são o m eio m ais seguro e econôm ico para transportar grandes volumes de Petróleo, derivados e Gás natural a grandes distâncias. Além disso, o sistema permite a retirada
de circulação de centenas de cam inhões, econom izando combustível e reduzindo o tráfego de veículos pesados nas rodovias. Resultado: m elhora- se a circulação, preservam - se as estradas e diminui a emissão de gases tóxicos.

MEIO AMBIENTE
Nas fases de perfuração e produção, os cuidados maiores são com o lançamento de efluentes e resíduos sólidos, além da prevenção e do controle de acidentes nos poços.

No transporte de Petróleo e derivados, a preocupação deve ser dirigida para a adoção de medidas preventivas e de controle, para evitar derrames de óleo. Nas refinarias a implantação de sistemas de tratamento para todos os efluentes potencialmente poluidores: chaminés, filtros e outros dispositivos e instalações que evitam a emissão de gases, vapores e poeiras tóxicas para a atmosfera.

Os despejos líquidos devem ser tratados por processos físico- quím icos e biológicos antes de serem lançados nos rios ou no m ar. Os resíduos sólidos devem ser reciclados para utilização própria ou venda a terceiros. Os não reciclados devem ser tratados em unidades de recuperação de óleo e de biodegradação natural, onde microorganismos do solo degradam os resíduos sólidos. Outros resíduos sólidos são enclausurados em aterros industriais constantemente controlados e monitorados.

TERMOS UTILIZADOS NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
UPSTREAM – Exploração e produção de Petróleo e Gás Natural.
DOWNSTREAM – Refino de Petróleo, processamento de Gás Natural, termelétricas, engenharia e montagem industrial, construção civil, máquinas e equipamentos, oleodutos e gasodutos, postos de distribuição e recarga de Gás, etc.
SUPPLY BOAT – Suprimentos marítimos - água, alimentos, combustíveis, etc.
ON SHORE – Operações em terra.
OFF SHORE – Operações no mar.

PETRÓLEO NO MUNDO

Não se sabe quando despertaram a atenção do hom em , mas o fato é que o Petróleo, assim com o o asfalto e o betume, eram conhecidos desde os primórdios da civilização.
Nabucodonosor usou o betum e como material de liga nas construção dos célebres Jardins Suspensos da Babilônia. Foi tam bém utilizado para impermeabilizar a Arca de Noé. Os egípcios o usaram para em balsam ar os m ortos e na construção de pirâm ides, enquanto gregos e romanos dele lançaram mão para fins bélicos.
Só no século 18 , porém, é que o Petróleo começou a ser usado comercialmente, na indústria farmacêutica e na iluminação. Como medicamento, serviu de tônico cardíaco e remédio para cálculos renais, enquanto seu uso externo combatia dores, cãibra e outras moléstias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário